Qual o preço de não se mover?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já parou para pensar quanto custa ficar parado? Quanto custa não fazer nada para sua imobiliária?

Eu já parei pra pensar nisso e cheguei a seguinte conclusão: quem está parado está deixando dinheiro na mesa! Mas não é na sua mesa…

Conversando com centenas de empreendedores do mercado imobiliário percebi que quase todos eles desejam mudar. Mas grande parte tem medo dessa mudança, medo do desconhecido. O motivo desse medo é devido ao fato que, muitas vezes, o empreendedor não domina o ambiente digital, e acaba adiando essa mudança que talvez nunca virá.

Refleti bastante sobre isso e resolvi escrever este post para tentar alertar o máximo de pessoas possíveis que ficar parado CUSTA, e CUSTA CARO. E quanto mais você adia uma decisão, ou então não coloca o tema como prioritário, este assunto acaba caindo no esquecimento, no comodismo, e “deixa de ser importante”.

Mas antes vale à pena recorrer ao conceito de Inércia e um estudo de caso bastante interessante do poder da inércia:

“A inércia é um princípio da física, também conhecido como a Primeira Lei de Newton. É a capacidade de resistir à mudança de movimento.

A lei da inércia diz que se um corpo está se movendo em uma direção, a tendência é manter-se naquela trajetória, com a mesma velocidade. Se está parado, a menos que seja submetido a alguma força, permanece parado.”

(texto extraído: https://www.significados.com.br/inercia/)

Estudo de Caso: Doadores de órgão

população de doadores de órgãos

Acima, você está vendo um gráfico da população de doadores de órgãos e tecidos na Europa. Você acha que os portugueses são mais solidários que os alemães? Analisando superficialmente a resposta, parece um tanto quanto óbvia, mas isso possui uma razão forte por trás e existe um padrão entre os países de azul e os de amarelo, sabe qual é?

A resposta está simplesmente no poder da inércia. Nos países de azul, como Portugal, a pessoa já nasce doadora de órgãos e caso não queira ser doadora ela deve assinalar que NÃO QUER SER DOADORA. Já nos países de amarelo, como a Alemanha, as pessoas nascem NÃO DOADORAS e caso queira se tornar uma,  tem que assinalar ao contrário.

Portanto, eu quero te perguntar:

Por que escolher ficar parado?

Por que não se mover?

Por que não mudar?

newton

Você precisa ser essa força da mudança dentro da sua imobiliária, caso contrário deixará sua imobiliária em inércia e assim ela permanecerá.

Estamos atravessando a maior mudança tecnológica dos últimos anos, com inovações disruptivas que ainda devem estar em fase embrionárias numa pequena garagem,  prestes a revolucionar o mercado imobiliário.

Por outro lado temos imobiliárias e corretores de imóveis extremamente competentes no que fazem, experientes, mas que ainda insistem em continuar a fazer as mesmas coisas e se recusam a encarar de frente a mudança que está escancarada a todos nós.

Digitando

Clay Shirky, um dos autores mais renomados na atualidade quando o assunto é o impacto da tecnologia no mundo dos negócios e padrões sociais, diz:

Para qualquer organização, as perguntas importantes são: “o que mudará e quando mudará” e as únicas respostas que podemos excluir são: NADA e NUNCA.”

Para refletir sobre quanto de dinheiro você está perdendo convido você a fazer dois exercícios na sua imobiliária:

1 – Este ano qual foi a sua conversão? Seja ela de venda e/ou locação.

Se sua conversão de Vendas está abaixo de 3% e a de Locação abaixo de 7%, você está abaixo da média do mercado. Esse é o montante de dinheiro que você está perdendo, ou melhor, deixando de ganhar. A boa notícia é que estes números podem facilmente ser melhorados.

Calcule a sua conversão aqui

2 – Quanto tempo você gasta por dia construindo e analisando relatórios imensos e que no final das contas não te despertam nenhuma nova ideia de melhoria?

Esse é um dos maiores vilões para o empresário do mercado imobiliário: falta de tempo. Gasta-se muito tempo com atividades extremamente operacionais, sendo que poderia ser investido com criatividade, estratégia, treinamentos, dedicar mais tempo a sua equipe e principalmente se preocupando em gerar mais negócios e fomentar o crescimento da sua imobiliária. Sem falar no tempo que você deixa de dedicar a você mesmo como ir à academia, praticar esportes, sair com a família e amigos…

tempo

Você está sendo produtivo com o uso do seu tempo?

Por outro lado há aqueles que ousam, se arriscam a inovar e experimentar o novo. Plantam e consequentemente colhem melhores resultados:

  1.      Altas conversões de negócios
  2.      Tempo extremamente otimizado para cuidar do que realmente importa.

Se você leu este texto até aqui é porque alguma coisa dentro de você está querendo essa mudança, então vá em frente! Siga seu instinto empreendedor e MUDE, adapte-se a essa nova realidade.

O Mercado imobiliário está mudando brutalmente. Será que se você não mudar agora a sua imobiliária vai existir em 2023?

P.S: Espero que este texto seja uma força para provocar essa mudança ☺

QUERO-AUMENTAR-CONVERSAO-CTA

2 Comentários


  1. Olá! Boa Tarde!
    Achei bastante interessante esse seu arquivo, realmente ou fazemos as mudanças que precisam ser feitas agora, ou ela cai no esquecimento. É preciso sempre da reciclagem.
    Abraço.

    Responder

    1. Que bom que gostou, Josimar.
      Inovar é preciso, além de ser muito importante para o futuro do mercado imobiliário.
      Continue acompanhando e aproveitando o conteúdo do nosso blog.
      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *