Como o QR Code pode ajudar sua Imobiliária

Tempo de leitura: 5 minutos

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Provavelmente você já deve ter ouvido falar dos QR Codes. Pequenos códigos que podem armazenar informações variadas e serem lidos por dispositivos móveis que possuam um aplicativo para leitura. Seu funcionamento é parecido com o do código de barras, mas ele possui mais capacidade para armazenar dados. Um único QR Code pode guardar, aproximadamente, 4,2 mil caracteres alfanuméricos (que corresponde a mais ou menos uma página de texto digitado com as configurações tradicionais do Microsoft Office Word).

O que é QR Code?

Código QR (sigla do inglês Quick Response) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Fonte: Wikipedia

Traduzindo, funciona simplesmente como um “código de barras”, como você tanto vê em todos os produtos nas prateleiras de supermercados.

Já parou para pensar como o código de barras mudou a forma de trabalho nos supermercados do mundo? Já parou para pensar o motivo?

  • Controle de estoque
  • Consulta de mais informações para o cliente
  • Agilidade para fechar a conta no caixa.

Enfim, o código de barras trouxe vários benefícios para essa indústria, que naturalmente espalhou-se para outros mercados, evoluiu até encontrarmos o QR CODE.

Já pensou poder aplicar isso na sua imobiliária também? É possível e nós vamos explicar como.

Como faço para utiliza-lo?

Para utilizar um QR Code é muito simples. Você precisa ter duas coisas:

1. QR Code

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Para gerar o QR Code você precisa de um sistema que faça isso por você.

Esse sistema pode ser gratuito (você encontra várias opções em uma rápida pesquisa no Google). Ou então o seu próprio sistema para imobiliária pode oferecer esse recurso, o que te faz economizar um bom tempo para gerar esses QR Codes. (Sim, o nosso oferece esse recurso pra facilitar sua vida).

Gerada a imagem do QR Code você poderá aplicá-la onde quiser, basta imprimir. No tópico abaixo, falaremos alguns exemplos de como você poderá utilizá-lo na sua imobiliária.

Dica: Mantenha-se dentro do tamanho mínimo de 2x2cm. Só porque o seu Smartphone consegue digitalizar o código QR em 1x1cm, não significa que um Smartphone mais antigo consiga.

2. Leitor de QR Code

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Agora para ler o QR Code e descobrir o que tem nesse código de barras, você só precisa ter um smartphone. O que não e difícil, pois segundo estudo realizado pelo Google em 2017, mais de 62% da população brasileira já possui um smartphone. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2017/02/1862362-smartphones-estao-nas-maos-de-62-dos-brasileiros-diz-google.shtml.

Para baixar um App que faça a leitura do QR Code também é muito simples. Basta digitar na sua App Store a palavra leitor de QR Code que diversos apps serão disponibilizados para você e o melhor de tudo: a grande maioria é GRÁTIS.

O processo funciona da seguinte maneira:

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Ele pode ser uma vantagem competitiva na minha imobiliária? Como posso aplicá-lo na minha realidade?

Cartão de Visita: Geralmente gostaríamos de colocar mais informações nos cartões de visitas, mas ficamos impedidos pela limitação do espaço, para não poluir demais o cartão e torná-lo “feio”. Com o QR Code você pode deixar o seu cartão com um design mais limpo. Assim, seu cliente será direcionado para o Site, Facebook ou outra página com mais informações sobre você ou sua imobiliária.

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Placas: Existem imobiliárias trabalhando com essa tecnologia, inclusive empresas especializadas em fazer placas com QR Code. Quando você coloca um QR Code na placa do imóvel que você está vendendo ou alugando, o cliente pode scaneá-lo na e ser direcionado para a página deste imóvel no site, por exemplo. Assim ele terá maiores informações como fotos, descrição, valor, condomínio, IPTU, etc. Caso ele se tenha interesse, já pode entrar em contato com a imobiliária para fazer a visita.

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Agora, se você não pode investir em placas personalizadas, não se preocupe. Isso não será motivo para você não usar este recurso. Você pode fazer você mesmo!

Basta imprimir o QR CODE na sua própria impressora e colar na placa. Para diminuir danos de exposição ao sol e chuva, imprima em um papel mais resistente e cubra com um papel contact.

Etiquetas e impressões no papel – Você pode utilizar de etiquetas com os códigos de barras para facilitar o acesso e velocidade da informação.

  • Dentro do Imóvel: você pode colar na porta do imóvel uma etiqueta com o QR Code. Assim, o cliente e o próprio corretor poderão tirar dúvidas sobre valores daquele imóvel.
  • Arquivos: suas pastas dos imóveis e contratos podem conter etiquetas que forneçam mais informações do imóvel, contrato ou até mesmo dos clientes. Dessa forma, não terá a necessidade de abrir a pasta ou consultar o sistema somente no seu computador.

Anúncios Off line: Isso já é uma realidade e foi um dos principais motivos do surgimento do QR Code. As agências de marketing sentiam a necessidade de medir a eficiência de um determinado anúncio. Se você for anunciar um imóvel ou mesmo sua imobiliária em algum jornal ou revista por exemplo, você pode inserir o QR Code. O seu cliente será direcionado para uma página que tenha mais informações e acesso a imagens e vídeos, o que no anúncio offline certamente não seria possível.

Importante: A importância do QR Code é que você consegue medir o número de acessos que aquele código teve. Ou seja, você mede a conversão de um anúncio off-line.

Conclusão:

Em uma era de transformação digital, um importante passo é adotar tecnologia de ponta que torne sua imobiliária mais ágil. Assim, ser um diferencial competitivo diante da concorrência. Pequenos detalhes podem fazer você diferenciar a experiência do seu cliente. Tanto no ambiente online quanto no offline, aumentado assim sua satisfação.

Vem com a gente, seja uma Imobiliária Digital 🙂

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