Os 7 erros em sites de imobiliárias que te impedem de vender mais

Tempo de leitura: 6 minutos

O site funciona como a vitrine de toda imobiliária. Através dele, seus clientes encontram os imóveis disponíveis, os dados de contato com sua imobiliária e demais informações úteis. Sim, este é um poderoso canal de divulgação de seus imóveis e consequentemente de geração de novos contatos. Por isso é importante trata-lo com sua devida importância, considerando que é necessário investir para ter um bom resultado.

Segundo o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), 90% das buscas por imóveis começam na internet. Este é um dos primeiros motivos para começar a pensar na importância de um bom site. E quando falamos de ter um bom site, exatamente o que queremos dizer? Estamos falando de um site que CONVERTE! Em novos leads, novos clientes, novos negócios.

Resolvemos criar um guia com o que não fazer. Listamos os principais erros nos sites de imobiliárias, para que você passe longe deles.

Quais são os 07 Principais erros em sites de imobiliárias?

1. Não é responsivo

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Se um usuário entra em site através de um tablet ou smartphone e ele não funciona bem, a próxima ação é fechar a aba e procurar outra imobiliária. De acordo com uma pesquisa do portal VivaReal, 37% das buscas são feitas através de smartphones e esse número tem crescido exponencialmente a cada ano, portanto, invista em um site responsivo.

Não sabe o que é um site responsivo ou porque você deveria se preocupar com isso? Clique aqui.

2. Layout poluído

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Tentar colocar muitas informações de forma desorganizada em seu site, só vai cansar o leitor, que se sentirá confuso e não encontrará o que procura. Esqueça o excesso de cores, letreiros piscando e imagens de má qualidade. Procure um profissional que possa lhe ajudar com o design de seu site, de forma a torná-lo visualmente atrativo e fácil de navegar. Vale lembrar que desde 2012, o Google considera também layout da página, ou seja, sites que têm quantidade excessiva de anúncios podem receber punições e perder posições na página de resultados do buscador.

3. Motor de buscas que não funciona

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Quem está procurando um imóvel entra em sites de imobiliárias justamente para checar os imóveis disponíveis e as informações sobre eles. Portanto, é primordial que seu motor de buscas seja fácil de usar e esteja realmente funcionado. Além disso, ele precisa estar em destaque em seu site, logo na primeira página. Não se esqueça de que os filtros de busca também precisam estar bem posicionados e organizados. Acredite, algumas imobiliárias ainda possuem um motor de buscas falho em site. Já imaginou quantos negócios estão perdendo por causa disso?

4. Formulário de contato que não funciona

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Um possível cliente entra em seu site, se interessa por alguns imóveis e resolve entrar em contato. Ele clica na aba “Fale conosco”, onde você disponibiliza um formulário para que o interessado preencha seus dados e receba um contato de seus corretores. Porém, ao clicar em “enviar” da algum erro, ou não aparece mensagem de erro, mas os dados nunca chegam para sua imobiliária. Você acabou de perder uma oportunidade de negócio e ainda passou uma imagem ruim e de descaso para um possível cliente. Esteja ciente que seu formulário de contato é uma fonte importante de novo negócios e precisa funcionar muito bem.

Importante: Não se esqueça também de atualizar telefones, e-mails e endereços caso tenha alterado algum deles. Informar um telefone ou email errado é o mesmo que jogar um contato pelo ralo.

5. Carregamento lento

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Matt Cutts, engenheiro do Google, explicou que os fundadores do Google têm como vontade que a busca na internet seja algo muito rápido, como se você folheasse uma revista. Ou seja, tempo de carregamento também um fator levado em conta pelo Google na hora de definir o rankeamento das páginas.

Imagine a situação: você tenta acessar um site e se depara com uma página que carrega de forma extremamente lenta, imagens pesadas, elementos não otimizados para web e layout não otimizado para o dispositivo em que está sendo visualizado. O que você faz? Perde a paciência e fecha a página.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Massachusetts, usuários perdem a paciência a partir de 2 segundos de espera. Como está o tempo de carregamento do seu site?

6. Não tem área do cliente

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Além de ser uma vitrine de vendas, seu site também é um canal de comunicação com seus clientes. Se você ainda precisa atender locatários e locadores solicitando 2ª via de boletos, extratos, demonstrativo de imposto de renda e etc, está perdendo tempo e tornando seus processos ineficientes. Utilize uma área do cliente em seu site e automatize o envio desses documentos. Dessa forma, cada cliente entra em seu site com um login e senha e imprime sozinho os documentos que precisa.

Quanto tempo uma imobiliária perde por não ter uma área do cliente em seu site?

7. URL’s não amigáveis

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Primeiro vamos deixar claro que URL é o mesmo que o endereço do site, como www.universalsoftware.com.br é uma URL, o endereço de Universal Software.

http://www.imobiliariaexemplo.com.br/contato é um exemplo de URL amigável.

Este nome se deve ao fato de ser amigável com os sistemas de busca e com o visitante que não precisa olhar para a URL de um link ou do navegador e ver coisas estranhas e complicadas de entender como essas:

http://www.imobiliariaexemplo/produtos.php?categoria=5

Além disso, ajudam o usuário a compreender melhor a página que estão acessando e assim sintam-se mais confiantes em relação ao conteúdo apresentado, bem como a fechar um negócio posteriormente. Ah, claro, este é mais um fator analisado pelo Google.

Conclusão

Existem diversos fatores a serem considerados para que você tenha um site cada vez mais otimizado e convertendo em vendas.

Quer atrair negócios pela internet? Tenha um site que trate muito bem o visitante, seu cliente em potencial. Proporcionar uma boa experiência de navegação ao usuário, além de aumentar suas chances de conversão, melhora seu posicionamento no Google, e consequentemente suas chances de ser encontrado.

Estar atento a novas tecnologias, mudanças e principalmente ao comportamento dos usuários é fundamental para que este trabalho traga bons resultados.

Ficou com alguma dúvida ou quer acrescentar alguma coisa? Deixe nos comentários.

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