O potencial do Google e Facebook para alugar e vender mais imóveis

Tempo de leitura: 7 minutos

Na última semana de abril eu e um grupo de empresários do mercado imobiliário, o QR Mind, fizemos um tour por diversas empresas em São Paulo. O objetivo era saber como essas empresas estão usando a inovação e a internet para conseguir melhores resultados e gerar valor para seus clientes.

Para contar pra vocês sobre essa jornada incrível e as informações estratégicas que coletamos, estou escrevendo alguns posts em nosso blog. Dessa forma, você ficará por dentro das maiores transformações do mercado em busca de adaptação a era digital.

Falo agora sobre como o Google e Facebook se tornaram essenciais para os negócios e o potencial dessas duas plataformas e do Marketing de Conteúdo na internet.

Google

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A visita à sede do Google em São Paulo foi uma das experiências mais incríveis que tive. É uma empresa que respira inovação, autonomia, competência e é possível perceber uma forte cultura de trabalho entre os funcionários.

O Google, com apenas 17 anos de operações, é umas das marcas mais valiosa do mundo, avaliada em US$229 bilhões. Com o monopólio do mercado digital através de serviços online, redes sociais, sistemas de anúncio e busca, ele está presente na vida de todas as pessoas que usam a internet ao redor do mundo.

A apresentação na sede nos mostrou diversas curiosidades sobre o Google, seus serviços e as mudanças no mundo nos últimos anos. Confira abaixo alguns pontos que mais chamaram a minha atenção.

A forma que o cliente busca pelo seu produto ou serviço na internet pode ser diferente de como você vende

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Um exemplo claro para ilustrar a afirmação acima fala sobre um anunciante que pagava pela palavra-chave saco para lixo. Após não ver retorno de seus investimentos e estudar o comportamento do seu consumidor, ele descobriu que as pessoas buscavam na verdade pelo termo saco de lixo.

Na internet, esse pequeno detalhe muda TUDO! Um olhar apurado sobre como o cliente busca por imóveis, por exemplo,  te ajuda a desenvolver estratégias assertivas e que podem gerar mais lucro para a sua imobiliária.

A vida acontece em Micro-momentos e a Internet está em todos eles

O vídeo abaixo, feito pelo Google, mostra uma nova visão sobre o comportamento do consumidor. Hoje os momentos de intenção, preferências e decisão passaram a acontecer em instantes de impulso e sempre com a presença da Internet e do Google.

 

Com os consumidores mais dispersos, o setor de Marketing e Vendas das empresas enfrentam um desafio.  É preciso descobrir o momento em que eles estarão mais receptivos para receber a mensagem da sua empresa e até mesmo a fechar um negócio.

Por tudo que foi dito aqui, podemos concluir que é grande a chance do seu cliente estar online neste momento de receptividade. E aí eu te pergunto: você está preparado para atingir o seu cliente no micro-momento em que ele quer comprar um imóvel, por exemplo?

Invista em Marketing de Conteúdo

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Gerar conteúdo relevante e atrativo agrega valor para qualquer empresa. Quando você se torna uma autoridade em determinado assunto e consegue resolver o problema do consumidor no momento em que ele precisa, você está também mais próximo de aumentar o seu número de conversões e vendas. Entre as vantagens de investir em conteúdo estão:

  • Relacionamento com cliente
  • Nutrição de Leads
  • Engajamento com a marca

Vale lembrar que o Google, através dos mecanismos de SEO, valoriza a produção de conteúdo bem escrito para sites e blogs e com isso melhora o posicionamento orgânico desses canais em seu buscador.

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Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo e é acessada por mais de 1 bilhão de usuários todos os dias ao redor do globo. Com o tempo, a empresa incorporou aos seus serviços outras redes como o Instagram e o aplicativo de mensagem WhatsApp.

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Na sede do Facebook fomos recebidos pelo Alexandre Cres que nos apresentou detalhes sobre o funcionamento do Facebook como uma nova mídia e as possibilidades de negócios que ele pode gerar através de seus anúncios.

Hoje, 114 milhões de brasileiros estão no Facebook.

Algumas das dicas compartilhadas por Alexandre Cres, executivo do Facebook

  • Trabalhar todo o funil de vendas, da atração a qualificação, até virar uma oportunidade. Lembrando que para isso funcionar, produzir conteúdo relevante é fundamental.
Leia também  Funil de vendas no mercado imobiliário: por que você deve começar a usar agora mesmo
  • Lead ADS: é um tipo de anúncio que ajuda a aumentar as taxas de conversão, já que o usuário cadastra várias informações ao utilizar a plataforma. Ele permite uma segmentação muito interessante, pois o usuário pode escolher mostrar um anúncio somente para quem viu determinado conteúdo.
  • Geolocalização: use e abuse dessa ferramenta! O Facebook é global, então se você não fizer uma campanha bem estruturada geograficamente pode até desperdiçar sua verba de anúncio.

Alcance orgânico X Anúncios

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O alcance orgânico das publicações no Facebook é um percentual muito pequeno, muito mesmo! Ele não quis cravar nenhum número, pois o algoritmo funciona conforme a relevância e engajamento de cada página. Porém, um dado não oficial é de que o alcance orgânico gire em torno de 3% a 10%.

Portanto, não adianta você ter 20 mil seguidores em uma página se não pagar uma campanha para eles verem seu anúncio. Fique atento às suas estratégias e não perca as oportunidades de negócios que o Facebook pode oferecer!

Em caso de dúvidas sobre o Facebook e sua ferramenta de anúncios, é possível utilizar o “Help” da plataforma, já que o Facebook não faz atendimento presencial. O Alexandre me garantiu que ela é simples e eficiente.

Por fim, segue um dado assustador sobre o atraso do mercado imobiliário em relação ao mundo digital:

Apenas 1% do mercado imobiliário está no Facebook, ou seja, ainda é um verdadeiro oceano azul com muitas possibilidades a serem exploradas.

Conclusão

A experiência de visitar essas duas gigantes da tecnologia me trouxe algumas reflexões:

#1 – É preciso abrir os olhos para o marketing digital o quanto antes. Jornal, rádio, TV e outros meios tradicionais exigem um investimento muito alto e sua audiência cai a cada ano. Ao contrário dos novos canais digitais que crescem absurdamente. A pergunta é: até quando você vai ficar de fora?

#2 – Lead é palavra da vez. Reduzir o custo de aquisição e aumentar o número de Leads qualificados é cada vez mais necessário para as empresas.

#3 – Funil de vendas foi a palavra de ordem em todas as empresas que visitamos. Para você aumentar sua conversão de vendas e locação é fundamental fazer a gestão dos Leads capturados através do Funil de Vendas. Para isso será necessário você contar com um CRM que lhe ajude a gerenciar esses atendimentos com facilidade.

Quero conhecer o Imoview CRM!

Essa é a realidade da sua imobiliária atualmente? Você já virou a chave para o mundo digital? Conte pra gente através dos comentários e compartilhe o post com a sua rede.

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