08 Mitos sobre a profissão corretor de imóveis

Tempo de leitura: 5 minutos

A profissão de corretor de imóveis é regulamentada no Brasil há mais de 50 anos. Ainda assim, existem vários mitos que rondam esta profissão e hoje estamos aqui justamente para acabar com estes mitos.

Muitas pessoas tem uma visão equivocada de como é a rotina dos corretores de imóveis e até de como eles são remunerados, e isso acaba criando mitos, que passam longe da verdade.

Quer saber quais são esses mitos?

Leia também  Como se tornar um corretor de imóveis de sucesso: o guia definitivo

Corretor de imóveis ganha dinheiro fácil

gera-negocios-mesmo-na-crise

Acredito que esse seja o maior mito de todos. Se você é corretor de imóveis, acredito que já tenha ouvido isso pelo menos uma vez na vida. Se você passou por isso, com certeza deve ter rido e pensado “Quem me dera!”.

Definitivamente corretor de imóveis não ganha dinheiro fácil. Ele realmente tem chances de ganhar altas somas dinheiro, mas isso não vem fácil. Muito pelo contrário, é necessário muito trabalho e esforço.

Leia também  [INFOGRÁFICO]: Quanto ganha um corretor de imóveis?

Corretor de imóveis trabalha a hora que quer

Facilita a vida do cliente

Quem vê o corretor de imóveis que não bate ponto, acredita que ele trabalha a hora que quer. Errado! Este é apenas mais um mito. Na verdade, o corretor de imóveis normalmente não tem um horário fixo de trabalho, e isso quer dizer que ele precisa ter flexibilidade. Muitas vezes isso significa atender um cliente no domingo, no feriado, e até mesmo fora do horário comercial.

Isso sem falar de telefonemas, e-mails e até mensagens no whatsapp de clientes, que chegam e qualquer dia e qualquer horário, e ele quer ser atendido na hora.

Corretor de imóveis não gosta de tecnologia

Principais erros ao contratar um CRM

Muitas pessoas tem a visão do corretor de imóveis, como uma pessoa velha, ultrapassada, com a agenda embaixo do braço e avesso a qualquer tipo de tecnologia. Sinto lhe dizer que este é mais um mito que cai por terra!

Hoje existe a figura do chamado Corretor 2.0, uma nova geração de corretores de imóveis, que acompanham mudanças e tendências, se incluíram no meio digital e abraçaram a tecnologia. Estes corretores utilizam aplicativos no dia a dia, confiam nos dados do seu sistema, participam de eventos, estudam, são curiosos e dispostos a aprender sobre as novidades do mercado imobiliário. Portanto, esqueça a figura do corretor de imóveis do século passado.

Leia também  Corretor 1.0 x 2.0: Você conhece a diferença?

Qualquer um pode ser corretor de imóveis

Como é o perfil do comprador de imóveis de luxo

Quem olha de fora, com certeza imagina que qualquer um pode ser corretor de imóveis. Porém, reflita: Qualquer um pode ser médico? Engenheiro? Advogado? Não! E com a profissão corretor de imóveis não é diferente.

Ser corretor exige várias habilidades, estudo e principalmente, vontade de ser corretor de imóveis!

Falando nisso, muita gente também acha que não precisa estudar…

Corretor de imóveis não precisa estudar

Continue estudando

Em pleno século XXI ainda tem gente que acredita que não é preciso estudar para ser corretor de imóveis. Muito pelo contrário, a profissão é regulamentada e exige formação acadêmica. Para que o corretor obtenha a credencial de profissional, é necessário concluir um curso técnico ou superior na área. As opções de curso vão do técnico à pós graduação.

Além do curso básico, o corretor de imóveis não pode se estagnar, e precisa fazer cursos constantemente, como por exemplo, os oferecidos pelas Universidades Secovi.

Corretores de imóveis estão apenas de passagem pela profissão

corretores-de-imoveis-estao-apenas-de-passagem-pela-profissao

Este mito existe porque algumas pessoas realmente se “aventuram” na profissão de corretor de imóveis. Não vamos negar que muitas pessoas “estiveram” corretor de imóveis por um tempo, mas estes não são os verdadeiros corretores de imóveis. Arrisco a dizer até que nunca foram.

A corretagem não é uma opção para quem está desempregado esperando uma “coisa melhor”, mas sim uma profissão como qualquer outra, que exige estudo, empenho e dedicação.

Corretores de imóveis só querem comissão e não se importam com o cliente

Rentabilidade de Imóveis residenciais

Que nunca presenciou um cliente querendo comprar o imóvel direto com dono, porque o corretor só quer comissão e vai deixar a transação mais cara? Quem nunca ouviu alguém dizer que corretor de imóveis não se importa com clientes, mas só querem comissão? Pois é, este é mais um mito que assombra a profissão, devido a uma parcela de corretores que realmente só querem a comissão e pronto.

Estes, porém, também não são os verdadeiros corretores de imóveis. Os corretores de sucesso, competentes e que constroem um mercado imobiliário mais inovador e profissional, atuam como verdadeiro consultores, assessorando e esclarecendo todas as dúvidas do cliente.

A profissão de corretor de imóveis vai acabar

a-profissao-de-corretor-de-imoveis-vai-acabar

Com o avanço da tecnologia e as possibilidades trazidas pela internet, muita gente começou a acreditar que a profissão corretor de imóveis estava com os dias contados. Afinal, hoje em dia o cliente pode ver o imóvel na internet e comprar, certo? Errado! Você acredita que alguém compraria um bem valioso como um imóvel sem visitá-lo? Você acredita que uma pessoa que não entende do mercado imobiliário, é capaz de realizar uma transação de compra e venda de imóvel de forma segura, sem auxílio de um profissional?

Por isso não acredito que a profissão vai ser extinta, mas que sim, os péssimos profissionais ficarão de fora.

Conclusão

A profissão corretor de imóveis está imersa em informações equivocadas, e é nosso papel, como profissional do mercado imobiliário, independente de ser corretor ou não, contribuir para que as pessoas entendam a importância deste profissional para a sociedade.
Tem outro mito para acrescentar nessa lista? Tem uma opinião diferente sobre o assunto? Escreva pra gente nos comentários abaixo!

2 Comentários


    1. Junior,
      Que bom que gostou!
      Concorda com esses mitos que listamos?

      Abraços!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *